A dor lombar é definida como a dor na região entre a décima segunda costela e as linhas glúteas, podendo ser associadas à dor em uma ou ambas as pernas.
Na maioria dos indivíduos que apresentam a dor lombar, não é possível identificar sua causa, levando a classificar como dor lombar inespecífica.
Memso que a maioria dos episódios de dor lombar melhorem em até 6 semanas, cerca de 2/3 dos pacientes ainda relatam dor 3 a 12 meses depois.
Essa dor torna- se uma ameaça à qualidade de vida, impactando a saúde física e mental, bem como a vida social, mostrando assim um caráter biopsicossocial.
Existem alguns fatores associados à dor lombar inespecífica:
- Idade, sendo que a incidência é maior na terceira década de vida, e a prevalência aumenta até os 60- 65 anos;
- Mulheres;
- depressão, ansiedade;
- insatisfação com o trabalho, baixo nível educacional, exposição ambiental;
- sedentarismo, obesidade, tabagismo, privação do sono.
Como é feito o tratamento fisioterapêutico para a dor lombar?
Primeniramente a educação do paciente, fornecimento de informações, onde os pacientes devem receber aconselhamento sobre o prognóstico, encorajamento a realização de atividade física, melhora na qualidade de vida e estimulação de hábitos saudáveis, como também a orintação quanto a postura, na sua rotina diária e no seu trabalho.
A fisioterapia dispões de uma gama de exercícios e recursos para a manutenção da postura, melhora na dor e equilíbrio postural, onde são tratados, se for o caso com alguns aparelhos eletrotermofísicos e diversos exercícios.
LOB FISIOTERAPIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário