A negativa de pedidos de exames complementares realizados por fisioterapeutas é uma situação que ainda gera dúvidas e frustrações, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. No entanto, é importante entender que o fisioterapeuta é um profissional de nível superior, habilitado e legalmente respaldado para solicitar exames que auxiliem no diagnóstico funcional e na condução do tratamento fisioterapêutico.
De acordo com o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), a solicitação de exames é um ato privativo do fisioterapeuta quando esses exames estão relacionados à sua área de atuação. Eles são fundamentais para garantir uma avaliação precisa e um tratamento seguro, eficiente e individualizado.
Quando o convênio nega esse tipo de solicitação, ele limita a autonomia profissional e pode comprometer a qualidade da assistência ao paciente. A recomendação, nesses casos, é que o fisioterapeuta registre formalmente a negativa, oriente o paciente sobre seu direito ao exame e, se necessário, acione o COFFITO ou o CREFITO de sua região para relatar o ocorrido.
A valorização da fisioterapia passa também pelo reconhecimento pleno das competências legais da profissão. Garantir que o fisioterapeuta possa exercer seu papel com autonomia é assegurar ao paciente um cuidado completo e de qualidade.
📌 Lob fisioterapia Domiciliar reforça seu compromisso com a prática baseada em evidências, ética e respeito à legislação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário