quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Relação entre o tabagismo e a dor lombar.

Tabagismo e Dor Lombar: Qual é a Relação?

A dor lombar é uma das principais causas de incapacidade no mundo e pode estar associada a diversos fatores de risco, como sedentarismo, postura inadequada, obesidade e, de forma cada vez mais evidente, o tabagismo.

Estudos científicos têm mostrado que fumar não afeta apenas o sistema respiratório e cardiovascular, mas também está relacionado a maior incidência e pior prognóstico da dor lombar.

Como o tabagismo afeta a coluna?

1. Redução da oxigenação dos discos intervertebrais: a nicotina diminui o fluxo sanguíneo, prejudicando a nutrição dos discos e acelerando sua degeneração.


2. Aumento da inflamação sistêmica: substâncias tóxicas presentes no cigarro estimulam processos inflamatórios que intensificam a dor crônica.


3. Alterações na percepção da dor: fumantes apresentam maior sensibilidade dolorosa, possivelmente devido à ação da nicotina no sistema nervoso central.


4. Maior risco de complicações: pessoas que fumam tendem a ter menos resposta a tratamentos conservadores e cirúrgicos para dor lombar.


Pesquisas recentes confirmam essa associação. Uma meta-análise publicada no European Spine Journal destacou que fumantes apresentam maior risco de desenvolver dor lombar crônica e degeneração discal. Outro estudo, na Pain Medicine, apontou que indivíduos que continuam fumando mesmo após tratamento de dor apresentam menor melhora funcional comparados a não fumantes.


Na Lob fisioterapia oferecemos acompanhamento especializado para pacientes com dor lombar, inclusive aqueles que fumam ou estão em processo de cessação do tabagismo. A fisioterapia atua no fortalecimento muscular, melhora da postura e redução da inflamação, promovendo qualidade de vida e recuperação funcional.

Nosso atendimento domiciliar possibilita que você cuide da sua saúde sem sair de casa, com protocolos individualizados baseados em evidências científicas. Associar a fisioterapia à redução ou cessação do tabagismo potencializa os resultados e contribui para uma vida mais saudável.


O tabagismo não prejudica apenas os pulmões e o coração: ele também impacta diretamente a saúde da coluna. Parar de fumar é uma medida essencial não só para melhorar a qualidade de vida geral, mas também para reduzir o risco e a intensidade da dor lombar. Com o suporte da LOB Fisioterapia, esse processo pode ser mais seguro, eficaz e confortável.


Referências Bibliográficas

Shiri R, Falah-Hassani K. Smoking and low back pain: A systematic review and meta-analysis. Am J Med. 2016;129(1):e35-44.

Ditre JW, Brandon TH, Zale EL, Meagher MM. Pain, nicotine, and smoking: research findings and mechanistic considerations. Psychol Bull. 2011;137(6):1065-1093.

Xu J, et al. The association between smoking and intervertebral disc degeneration: A meta-analysis. Eur Spine J. 2021;30(8):2191–2203.

Behrend C, et al. Smoking cessation related to improved patient-reported pain scores following spinal care. Pain Med. 2012;13(11):1500-1509.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fibrose Cística: Entendendo a Doença e o Papel da Fisioterapia Domiciliar

A fibrose cística (FC) é uma doença genética hereditária, autossômica recessiva, que afeta principalmente o sistema respiratório...